Friday, October 06, 2006

Motherfuckers don´t know how to act....


Domingo fiz minha incursão na estética finlandesa de cinema, através do filme "Luzes na Escuridão", acho que talvez o único filme nórdico do Festival. Já não se fazem mais Bergmans como antigamente (não que eu tenha assistido a algum filme dele....).

Bom, a estética finlandesa é, decididamente, er, hmmm....finlandesa.....cidade limpa, ninguém na rua mesmo no claro, o filme se passa sempre no escurecer (ou quase escurece). Where are the freaking people? Eu devo estar muito acostumado com Copacabana.
Sobre o filme, é uma trama bem simples com um personagem que é o Mersault de "O Estrangeiro" (Camus) em pessoa. As coisas acontecem e desacontecem, e ele não faz nada, ou quando faz, é uma tentativa patética para falhar. E o personagem, além da indiferença de Mersault, tem um toque loser, e isso é autoral, pois li que o filme é o terceiro de uma trilogia "Loser Trilogy". O diretor conseguiu fazer seu papel loser também, pois não fez com que o personagem se redimisse num possível clímax que todos esperavam. É uma loserdom só!! E isso foi no dia da eleição, deve ter algo a ver, toda essa aura, pqp...
O ponto mais forte do filme é que o cara, um guarda-noturno, vem cena, volta cena, está fumando um cigarro (e tomando a vodka eventual..) . Leva um fora, cigarro, leva porrada cigarro, nada acontece, cigarro. Foi a mais perfeita desglamourização do cigarro da história! Bate qualquer campanha anti-fumo do governo! Recomendo que todos assistam, já.

O título do post, se querem saber, é também homenagem ao Hugh Jackman, que vi por 30 minutos no filme baboseira-pseudo filosófica-científica "A Fonte da Vida". Nunca tinha visto filme dele, ao contrário das mulheres. Ele até que não é dos piores. Mas acho que Wolverine tá de bom tamanho pra ele.

Vamos agora no próximo post a um filme no qual um personagem pelo menos conseguiu uma catarse....

0 Comments:

Post a Comment

<< Home